o Novo Testamento foi adulterado?

Em uma de suas palestras, Voddie Baucham fala a respeito da confiabilidade dos evangelhos e sobre a acusação de algumas pessoas a repeito da suposta adulteração da Bíblia, veja como ele responde a isso:

''Bem, eu conversei com estudantes de faculdade e eles falam muito do mito desses monges fanáticos que decidiram mudar a Bíblia para que as coisas combinassem, para que parecesse que temos documentos mais antigos do que realmente temos. E na verdade, eu acho que eles estão dizendo algo quando nos falam: ''Sabe, nós não temos nenhum dos originais''. Bem, eu deveria estremecer quando me dizem isto.
Me ouçam bem: Se monges fanáticos quisessem mudar a Bíblia, posso explicar para você o que precisariam fazer?

Três níveis de conspiração. Nível número um: eles precisariam ter uma conspiração dos manuscritos. Quando estamos falando apenas do Novo Testamento, existem 6 mil manuscritos e porções de manuscritos para o Novo Testamento. Isso pode não parecer muito mas, posso comparar com algumas coisas?
Guerras Gálicas, de Júlio César, é tudo o que sabemos sobre Júlio César e suas conquistas. Nós temos cerca de dez manuscritos. Da poética de Aristóteles, nós temos meramente cinco manuscritos. Quando se trata dos escritos de Heródoto, temos menos de dez manuscritos. Quando se trata dos escritos de Homero, menos de dez dos seus escritos. Quando se trata do Novo Testamento, nós temos 6 mil manuscritos ou porções de manuscritos para o Novo Testamento! Amigos, nem chega perto.
''Bem, vocês não tem os originais.'' Realmente não temos. Mas, quer saber? Nós podemos chegar a até 120 d.C. com algumas das cópias que temos.
Quando se trata do Guerras Gálicas, de Júlio César, o mais recente que temos foi escrito 900 anos depois do original! Mas ninguém está derrubando as paredes na faculdade porque estão lendo César. Quando se trata de Aristóteles, o mais recente que podemos colocar as mãos foi escrito 1.400 anos depois do original. Mas quando chegamos ao Novo Testamento, podemos pôr as mãos em documentos escritos décadas depois dos originais. Então, se esses monges fanáticos quiseram falsificar a Bíblia, eles teriam que encontrar mais de 6 mil manuscritos, mudar todos eles, não mostrar sua caligrafia, devolver todos ao lugar de onde roubaram e nunca contar a ninguém o que fizeram. Esse é apenas o nível 1.

Aqui está o nível número 2. Jesus disse ide e fazei discípulos de ''TA ETHNE'', cada grupo étnico. O engraçado sobre grupos étnicos é que eles tendem a falar diferentes línguas. Então, nos primeiros séculos a Bíblia foi traduzida para o siríaco, copta e latim. Então esses monges fanáticos teriam que encontrar 6 mil manuscritos em grego, mudá-los, falsificá-los, não mostrar sua caligrafia, devolvê-los, ir encontrar todas as traduções siríacas, coptas e latinas desses manuscritos gregos, mudar todas elas para combinar com as mentiras que eles contaram em outra língua, devolver tudo para o lugar de onde roubaram. Esse é só o nível número 2.

Agora você tem o nível número 3. Os pais da Igreja tinham esse terrível hábito de escrever comentários sobre o Novo Testamento. Tanto que Bruce Metzger argumenta que se tudo o que tivéssemos fosse as citações feitas pelos pais da Igreja Primitiva, nós poderíamos reproduzir mais de 95% do Novo Testamento só a partir de seus escritos. Então agora esses monges fanáticos precisam encontrar mais de 6 mil manuscritos e porções de manuscritos em grego, roubá-los, mudá-los, não mostrar sua caligrafia, devolvê-los sem que ninguém descubra; precisam encontrar as traduções em siríaco, copta e latim, mudá-las para combinar com as mentiras que contaram nos 6 mil manuscritos, devolvê-las ao lugar de onde roubaram, e então achar todos os escritos de todos os pais da Igreja Primitiva, mudá-los para combinar com as mentiras que contaram há dois níveis atrás, devolvê-los, nunca contar a ninguém o que fizeram, e nunca serem pegos!
Você precisa de ajuda se acredita nisso!''

Postado em segunda-feira, 29 de novembro de 2010 ,,. Veja todas as respostas em RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta.

Deixe um comentário