Meu povo perece por falta de conhecimento

"Porque meu povo se perde por falta de conhecimento;" Oséias 4:6a

Refleti esses dias sobre esse versículo e sobre a história de Oséias. O contexto em que esse versículo é dito não se encaixa na realidade vivida por Israel no reino do norte: As pessoas prosperavam e tudo corria bem para elas. Apesar disso tudo, havia um profeta lá, Oséias, que falava constantemente sobre o juízo de Deus sobre aquela terra, por causa da desobediência do povo em adorar outros deuses.

O "conhecimento" citado pelo versículo não é de ignorância, de não saber nada, mas sim de esquecer-se de quem Deus foi pra eles, substituindo-O por deuses de povos ao redor. Nesse meio, Oséias casou-se com a prostituta Gomer à pedido de Deus, e Deus pediu para que ele a amasse, mesmo sabendo que ela o trairia muitas vezes. Esse casamento significava a relação de Deus com Israel, que mesmo O traindo, Deus ainda amava.

Pensando nessa história eu me vejo no mundo atual: nunca se soube mais que em nossos dias, a tecnologia avança rapidamente e o homem está cada dia mais se superando. Nunca se teve tanto acesso à informação, nunca se soube tanto sobre tudo quanto agora.

Assim, como "meu povo se perde por falta de conhecimento"?

Apesar de todo o "progresso" do séc XX e XXI, nunca se foi tão infeliz quanto hoje em dia, a depressão é a "doença do século" e a insatisfação aumenta a cada dia. Avançamos tanto, e justamente no século em que nos esquecemos de Deus, foi o mais "longo" da história. Tantas guerras, doenças, revoltas e outras coisas que aumentaram justamente no século do "progresso".

"Nunca se teve tanto quanto na nossa geração, e nunca se foi tão infeliz", é uma frase que me vem à mente quando penso na geração atual.

Mesmo com todo o "progresso" humano, construímos deuses falsos: Nós mesmos. Nos achamos superiores e autossuficientes, não precisamos de Deus para nada, somos prósperos e de bem com a vida, como na história de Oséias. "Não tem nenhum julgamento vindo, isso é bobagem!", dizemos. Somos felizes sem deuses, saímos do obscurantismo que a religião nos trazia, agora vemos tudo claramente! Podemos pensar sobre o que o homem é e sobre o sentido de estarmos aqui nesse Universo. temos todo o conhecimento ao nosso alcance. Os "profetas" de nossos dias estão avisando sobre o juízo. Alguma semelhança?

"meu povo se perde por falta de conhecimento" é uma frase que ainda vale para os nossos dias, penso eu.

"Como Ele pode amar alguém que O trai sempre?" nos perguntamos, "Como Ele aguenta ser tratado assim", indagamos. Ele nos ama porque o amor Dele não depende de nós. Da mesma forma que Oséias amou Gomer apesar de tudo que ela fez com ele, Deus nos amou e nos ama, mostrando isso mandando Jesus Cristo para nos salvar.

Enquanto o homem do futuro "avança", perecemos por falta do conhecimento verdadeiro, aquele que nos trás Vida, e Vida de verdade. Precisamos nos despir desses deuses atuais e nos lembrar do verdadeiro Deus, nos esforçando para conhece-Lo.

"Quem é sábio atenda a estas coisas! Que o homem inteligente reflita nelas, porque os caminhos do Senhor são retos. Os justos andam por eles, mas os pecadores neles tropeçam. "
Oséias 14:9

Postado em sábado, 30 de novembro de 2013 ,,. Veja todas as respostas em RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta.

Deixe um comentário